Sociedade portuguesa de psicoterapia centrada no cliente e abordagem centrada na pessoa

1º Ano
60 horas de Formação Teórica (ver anexo I)
80 horas de formação Teórico-prática
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2º Ano
50 horas de Formação Teórica (ver anexo I)
85 horas de formação Teórico-prática
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3º Ano
50 horas de Formação Teórica (ver anexo I)
85 horas de formação Teórico-prática
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A formação teórico-prática nos 3 anos inclui:
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Treino de atitudes através da realização de sessões de relação de ajuda que são supervisionadas pelos formadores e analisadas em grupo.
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Seminário Clinico e de Investigação.
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Seminários de teorização sobre a prática concreta da relação terapêutica.
1ºANO
I. EDIFICIO CONCEPTUAL DA TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE
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Conceitos-chave (25H)
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Condições fenómeno-dialéticas do encontro terapêutico
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Contacto psicológico
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Presença
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Estado de incongruência do cliente
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Atitudes estruturais-dialógicas
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Congruência
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Empatia
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Aceitação incondicional /Consideração positiva
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Comunicação terapêutica
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Reformulação
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2. Teorias da Terapia Centrada (20h)
a. Teoria da Terapia
b. Teoria da Personalidade
c. Teoria da Pessoa Plena
d. Teoria das relações interpessoais
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II. MODELOS DE PSICOPATOLOGIA (15h)
1. Psicopatologia empírica e psicopatologia compreensiva
2. Psicopatologia clínica e psicopatologia interaccional
3. Para um modelo da psicopatologia segundo a TCC
Seminário Clinico e de investigação
2ºANO
III. AVALIAÇÃO/INVESTIGAÇÃO E DIAGNÓSTICO NA TCC (15h)
1. É preciso avaliar?
a. Avaliação sistemática (investigação)
b. Avaliação clínica
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2. O diagnóstico clínico no plano psicoterapêutico
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IV. MUDANÇA PESSOAL EM PSICOTERAPIA CENTRADA (20h)
1. Conceito de mudança pessoal
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2. Teorias da mudança pessoal no quadro da TCC
a. Tendência formativa e tendência actualizante
b. Modernas teorias da mudança em terapia centrada
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V. ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL (15h)
1. Código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2. Dilemas éticos em Psicoterapia
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Seminário Teórico-prático
3ºANO
VI. FORMAS DE INTERVENÇÃO EM TCC (35 horas)
1. Segundo o tipo de cliente
a. Intervenção centrada no cliente adulto
b. Intervenção centrada no cliente criança e no adolescente
c. Intervenção centrada na díada conjugal
d. Intervenção centrada no grupo
i. Grupos naturais
ii.Grupos constituídos (família)
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2. Segundo o tipo de perícia de intervenção
a. Entrevista
b. Grupo de encontro
c. Psicodrama centrado no grupo
d. Relaxamento individual e/ou centrado no grupo
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VII. O ROGERIANISMO NO QUADRO DAS PSICOTERAPIAS E A SUA EVOLUÇÃO
(15 horas)
1. Diálogos
a. Rogers e Freud: duas concepções opostas do homem.
b. Rogers e Skinner: Diálogos
c. Rogers e Buber: diálogos
2. Evoluções
a. O sistema-comunidade na óptica do modelo rogeriano.
b. Terapias experienciais
i. Gendlin
ii. Focusing
c. Terapias cognitivo-experienciais
i. Laura Rice
ii. Greenberg
iii. S Jonhson
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VIII. TREINO DE ATITUDES E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS (seminários práticos)
- ​​treino prático da relação de ajuda
- prática supervisionada
IX. Seminário Clinico e de Investigação
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X. Seminários de teorização sobre a prática concreta da relação terapêutica
